Mitos sobre refrigerantes, ossos e dentes

A fonte para esse artigo Mitos sobre refrigerantes, ossos e dentes vem da página do site da Coca-Cola "Esclarecendo boatos e mitos".

Mitos sobre refrigerantes, ossos e dentes


Algumas pessoas nos dizem para parar de beber refrigerantes de vez, assim radical mesmo. Mas peraí, se for assim, não podemos mais beber sucos industrializados, aliás isso merece um parênteses: Vocês já repararam como aqueles suquinhos de garrafinha prontos para beber são absurdamente e extremamente doces? Alguns chegam até a arrepiar de tão açucarados, fora os conservantes... E ninguém fala: Pare de beber suquinhos de garafinha!

Também deveríamos abolir de vez os doces (alguém consegue ficar sem brigadeiro?), os salgadinhos de pacote, as coxinhas das festas e as frituras e batatas fritas que alguns consomem com frequência.

O que devemos fazer é ter prudência e muita dose de bom senso. Não vamos parar de beber refrigerantes. Vamos apenas deixar os exageros de lado e ter mais opções como sucos industrializados de boa procedência e não "melados", sucos de frutas naturais. A regra é não ABUSE de refrigerantes, frituras, doces.

Refrigerante derrete o dente?


Há quem diga que o refrigerante derrete o dente. Isso é mito, aliás, é absurdo. Pegue um dente de leite que caiu e coloque em um copo de refrigerante e aguarde uns dois dias para ver o que acontece. Não, ele não vai derreter. De qualquer forma ninguém vai ficar com refrigerantes e nem qualquer outra bebida na boca durante dias.




- Isso é MITO. Veja explicação abaixo:



Todo refrigerante contém uma pequena quantidade de ácido de grau alimentar. Os mais usados são o ácido cítrico e o ácido fosfórico. Estas bebidas não têm acidez suficiente para causar danos aos tecidos do organismo. Ácidos estão presentes, também em pequenas quantidades, em alimentos como sucos de laranja, abacaxi, limão, maçã e uva e em muitos outros.

O próprio suco gástrico, presente no estômago e que é muito importante no processo de digestão de alimentos, é um ácido bem mais forte que aqueles dos refrigerantes, sucos e de outros alimentos.

O consumo de refrigerantes não causa problemas ósseos


As causas primárias do enfraquecimento ósseo são a ingestão insuficiente de cálcio, o desequilíbrio hormonal, a falta de atividade física e o processo normal de envelhecimento. O boato que "um dente colocado em um copo de refrigerante desaparece" é equivocado. Esta não é uma situação da vida real.

Os dentes na boca, estão vivos e não mortos. Eles ficam expostos ao refrigerante e outros alimentos ácidos por curto período e não dias, pois a saliva remove seus resíduos. O efeito sobre o esmalte dos dentes é grandemente reduzido. Além disto, a saliva contém minerais tais como o cálcio e o fósforo, que repõe as perdas minerais normais do esmalte. Esta proteção natural é perdida quando um dente extraído é colocado em um copo de líquido.

Ainda que os refrigerantes sejam ácidos, sob condições normais eles não são mais ácidos que alguns sucos. Já os ossos não são nunca expostos diretamente aos alimentos e bebidas que ingerimos, não havendo relação entre enfraquecimento ósseo e consumo de refrigerantes.

Outro mito:

O ph das bebidas gasosas é tão ácido que dissolve ossos e dentes.


Veja a explicação abaixo:

O pH baixo é comum em muitos alimentos. Por exemplo, sucos de frutas podem apresentar variações de pH entre 2.2 e 3.8 (suco de limão, suco de laranja, suco de abacaxi, suco de maracujá e suco de acerola) Quanto mais baixo o pH, maior a sua acidez. O organismo humano produz o chamado suco gástrico, cujo pH é de 1 a 2 (muito mais ácido), e que ajuda a digerir os alimentos no estômago.
Quanto a dissolver dentes e ossos, isto só acontece com materiais mortos, sem defesa orgânica.

Esta idéia resulta de experimentos que se fazem nas escolas. Coloca-se um osso de galinha ou um dente dentro de um alimento ou bebida ácida (suco, refrigerante). Após alguns dias verifica-se que ocorrem alguns pontos de corrosão no dente ou no osso. Esta brincadeira não reflete a realidade.


Um dente extraído da boca é material morto, sem defesa orgânica, sem qualquer irrigação, sem proteção da saliva e sem a higiene bucal. No caso de um dente sadio, este é protegido pela saliva e pela própria irrigação no interior do dente. Além disso, bebidas não ficam em contato com a boca por dias, sendo logo removidas pela saliva. Em países onde há maior consumo de refrigerantes, como nos Estados Unidos, em quantidades superiores ao Brasil, não há relação entre este consumo e o aumento da incidência de cáries.

E se alguém disser... "Você é suspeita. Tem um blog dedicado á Coca-Cola, né?" Eu respondo: Além de ter um blog dedicado à 'The Coca-cola Company' (empresa que não comercializa apenas refrigerantes, e eu a-d-o-r-o a água com gás Cristal que é água e é da coca-cola e também amo o Del Valle Uva), tenho também um blog dedicado à saúde, pois sou Farmacêutica e, se digo que beber refrigerantes sem exagero não faz mal... Faz é muito bem hehehe, e num churrasco ou em uma festa infantil não tem nada melhor que uma Coca Zero e a Coca-Cola Light Plus Vitaminada as minhas preferidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você também adora coca-cola, escreva-me. Vivenciou um momento importante ou divertido com sua Coca-Cola , compartilhe. Tem alguma foto sua - com produtos coca-cola é claro - que gostaria de ver aqui? Escreva solicitando e poste o link. ABRAÇOS.

Related Posts with Thumbnails