Rato na coca-cola: comunicado oficial Coca-Cola


Sobre o caso de um consumidor registrado no ano de 2000 e recentemente veiculado na imprensa sobre um suposto Rato na coca-cola, a Coca-Cola Brasil esclarece que:

Em razão das características do processo de produção de nossas bebidas, é praticamente nula a possibilidade de haver a entrada de roedores em nossa área de fabricação, que é controlada por rígidas normas de controle de qualidade e higiene.

Rato na coca-cola: comunicado oficial Coca-Cola

Gostaríamos de esclarecer que, das seis garrafas que o consumidor alega que continham pedaços de rato, ele nos entregou apenas duas garrafas, já abertas, que foram analisadas em nosso laboratório, sem que nenhum corpo estranho tivesse sido detectado. Três garrafas foram encaminhadas ao Ministério Público do Consumidor – entre elas aquela da qual o consumidor alega que consumiu “meio gole” – e a última ele mantém em seu poder até hoje, alegando que nunca foi violada.

+ Veja todo o processo de produção da coca-cola.

A garrafa que ele apresenta na reportagem, que não é a mesma que alega ter consumido, não teve seu conteúdo disponibilizado para análise por peritos externos ou da empresa.



Avaliamos que seria altamente improvável a conservação de um tecido animal embebido em solução aquosa por mais de 10 anos, como sustenta o consumidor. Nessa situação, a hipótese mais provável é que o material se decomponha, formando uma massa sem formato característico.

LAUDOS
A Coca-Cola teve acesso ao laudo elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em 2002, da única garrafa fechada entregue ao Ministério Público, que aponta a possibilidade de a garrafa ter sido aberta e, depois, fechada novamente, sem que tenha ocorrido o rompimento da tampa.

O mesmo instituto emitiu, em 2012, um novo laudo sobre a garrafa que está com o consumidor. Nesse documento, o IPT atesta que o lacre da tampa está intacto. No entanto, o laudo baseou-se em análise visual externa, sem que a embalagem tenha sido aberta, o que permitiria uma investigação interna da tampa por meio de testes mais precisos. Essa análise, que seria conclusiva, não foi possível porque o autor da ação não autorizou que a garrafa fosse aberta.

Lamentamos o estado de saúde do consumidor, mas não reconhecemos a responsabilidade de nossa empresa no dano alegado por ele pelo consumo do nosso produto, que é seguro e com alto padrão de qualidade. O caso está em avaliação judicial e ainda não foi concluído. Parte da demora para a conclusão do processo foi provocada pelo próprio autor, que não compareceu a perícias médicas agendadas, assim como seus advogados deixaram de se manifestar em atos necessários para o andamento do processo.

O processo está disponível no site do Tribunal de Justiça de São Paulo: http://esaj.tjsp.jus.br/cpo/pg/show.do?processo.codigo=2SZX4KPVY0000&processo.foro=100

Fonte: Coca-Cola Brasil


Comentário Renata Fraia, autora do blog Coca-Cola Design News

É impressionante como tais boatos ganham rápida repercussão na mídia e principalmente nas redes sociais. No entanto, nenhum de nós esteve na casa do referido senhor que registrou o fato. Nenhum de nós viu a garrafa nem depois nem - principalmente - antes de ser aberta.

O que fica de lição: Se você for fabricante de algum tipo de bebida, comida ou medicamento que seja ingerido via oral, cerque-se de meios que comprovem que o seu produto é de qualidade, como fez a maior marca de refrigerantes do mundo.

E se alguém disser que encontrou algo na sua comida ou bebida, que consiga provar que a mesma já estava lá e não foi colocada posteriormente.

Por fim... Vocês acham mesmo que uma empresa de tamanho prestígio e rigoroso controle de qualidade deixaria algo assim acontecer? Não seja ingênuo, nem acredite em tudo o que dizem, okay?

Artigos relacionados:
Processo de produção da coca-cola
Fanta uva faz mal?
Mitos sobre refrigerantes
Boatos coca-cola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você também adora coca-cola, escreva-me. Vivenciou um momento importante ou divertido com sua Coca-Cola , compartilhe. Tem alguma foto sua - com produtos coca-cola é claro - que gostaria de ver aqui? Escreva solicitando e poste o link. ABRAÇOS.

Related Posts with Thumbnails